top of page

Entrevistado(a): Efigênia da Conceição de Souza Ferreira

1 - Bibliografia do entrevistado(a)

Data de nascimento: 14 de março de 1946.

Profissão: Bancário.

Começou a trabalhar em Contagem desde 1996.

2- Dados sobre a vida escolar.

Estudou no SESI Benjamim Guimarães.


3- Dados sobre a vida profissional

Trabalhou em Contagem como agente de turismo.


4 - Entrevista completa de Efigênia da Conceição

"Nasci em Conselheiro Lafaiete e tenho 75 anos. Antigamente os partos eram feitos em casa. Nasci em casa, em 14 de março de 1946.

A cidade era calma, tranquila. Contagem era muito boa da gente estar morando. Os prefeitos eram bons. Era uma cidade que tinha estudo de graça. Eu estudei no SESI Benjamim Guimarães, na Praça da Cemig.

Em Contagem eu não trabalhei, eu trabalhei no Rio, numa fábrica de cigarros. Dentro de Contagem eu só fiquei aqui depois que eu comecei a ser agente de turismo. Desde 1996 que eu comecei a trabalhar em Contagem como agente de turismo, tanto em Contagem quanto em Belo Horizonte

Hoje nós temos mais facilidade, a tecnologia aumentou. Antes, quando eu tinha meus filhos aqui mesmo, eu ia passear com eles só no Parque Municipal, no cinema e eles brincavam na rua. Porque não tinha perigo nenhum. Podiam brincar na rua.

Contagem antes era como? Nós fazíamos compras no centro da cidade. Comprávamos e levávamos dentro do ônibus. Não tinha assim vários comércios como hoje tem. Tinha mais em Belo Horizonte. Nós saíamos de Contagem para fazer compras lá.

Sobre médico, como você falou, dentro do Itaú nós tínhamos o convênio. Tinha também um ambulatório, tudo pertencia à fábrica. O médico era muito bom, tinha tanto o convênio como o INSS que atendia a gente muito bem.

Não tinha Uber e não tinha um ônibus de fato para levar os nossos filhos ao médico, sempre que a gente ia era a pé ou a polícia pegava a gente e levava, não tinha ambulância.

Sobre como está sendo viver no momento da pandemia penso o seguinte: a pandemia nesse tempo todo que eu vivi, para nós é assim, depressivo. Não sair de casa, ficar só dentro de casa e ter os cuidados, então para gente é muito difícil, essa época de pandemia não 'tá' sendo fácil. "


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page