top of page

Entrevistado(a): Anice Espindola Gomes

1 - Bibliografia do entrevistado(a):

Data de nascimento: 5 de fevereiro de 1938

Profissão: Do lar.

Nasceu em João Monlevade.

Se mudou para Contagem por volta de 1959.

Desde que se mudou, sempre morou no bairro Riacho Das Pedras.

2- Dados sobre a vida escolar:

Estudou até o primeiro ano do ensino fundamental;


3- Dados sobre a vida profissional:

Trabalhou sempre como doméstica.


4 - Entrevista completa de Anice Espindola Gomes:

"Meu nome é Anice Espindola Gomes, e tenho 84 anos. Nasci na roça, no interior de Minas Gerais, em João Monlevade. Lá desde pequena eu e meus irmãos levamos comida para os trabalhadores de lá, sempre cuidei dos trabalhos domésticos. Lavávamos as roupas no rio, tomávamos banho no rio, lá ainda não tinha água encanada e essas coisas. Eu não tive estudo nenhum, só o primeiro ano, meu pai não deixava eu e meus irmãos estudar, porque precisávamos trabalhar, tanto em casa quanto fora.

As brincadeiras que tínhamos naquela época era pique esconde, e roda, onde a gente fazia uma roda e ficava cantando e girando. Hoje em dia as brincadeiras mudaram muito, as brincadeiras hoje são mais bonitas. Naquela época a gente trabalhava mais do que brincava, uma vez ou outra a gente brincava. Naquela época as comidas eram vendidas em sacolas de plásticos, tanto comida quanto roupa. Eu me casei com 18 anos, e com mais ou menos 19 vim morar em Contagem, quando eu vim pra cá não tinha nada aqui, aqui só tinha uma jardineirinha (ônibus antigo) que passava uma vez por dia, mas além disso não tinha nada aqui, era só mato, o bairro Riacho era só mato. Trabalhei a vida toda como doméstica, em Contagem eu passava roupa com ferro de brasa, usávamos muito o fogão a lenha, areavamos panela com areia mesmo ou com cinza de carvão. Eu olho pra hoje em dia e vejo que a qualidade de vida em Contagem melhorou muito.

Hoje em dia mudou tudo, mas o Covid me fez ficar com medo, fiquei com medo de pegar esse vírus porque eu já estou de idade. Acho que o covid veio como uma praga, separou famílias e tudo mais."




16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page