top of page

Entrevistado(a): Vanda Maria Fernandes

1 - Bibliografia do entrevistado(a):

Data de nascimento: 27 de outubro de 1945.

Profissão: Revendedora da Avon.

Nasceu em Curvelo, interior de Minas Gerais.

É a filha mais velha de 9 filhos.

2- Dados sobre a vida profissional:

Primeiro emprego com carteira assinada foi aos 19 anos no Cotonifício José Augusto.

Trabalhou com jogo de bicho e como comerciante de bar.

3 - Entrevista completa de Vanda Maria Fernandes:

"Meu nome é Vanda Maria Fernandes e tenho 75 anos. Nasci em 27 de outubro de 1945, sou natural de uma cidade no interior de Minas Gerais com o nome de Curvelo. Sou a filha mais velha de 9 filhos.

Meus pais não tiveram acesso à escola, mas sabiam ler e escrever. Aos 5 anos foi com a família para Bahia e quando tinha 9 anos, sua mãe veio com todos os filhos para Pirapora. De navio, pelo Rio São Francisco, uma viagem longa e cansativa. Chegando em Pirapora, minha mãe registrou todos os filhos novamente somente no nome dela, pois veio sem o marido do qual tinha se separado.

Em seguida vim para Contagem, onde fui morar com minha tia, no Bairro Industrial. Lá ajudei a criar meus 11 primos. O meu primeiro emprego com carteira assinada foi aos 19 anos, no "Cotonifício José Augusto”, no bairro Cidade Industrial. Lá trabalhei limpando máquina de tecido até ser promovida a tecelã. Trabalhei lá por 17 anos. Depois por 2 anos trabalhei numa fábrica de toalhas em Belo Horizonte. Mas voltei novamente ao Cotonifício José Augusto. E por lá fiquei trabalhando por mais 12 anos.

Casei em 1976, com Moacir de Lima e tive uma filha, Gisele Fernandes de Lima. Assim que me casei fui morar no bairro Amazonas, em Contagem. Um ano depois fui morar na Cidade Industrial, onde moro até hoje.

Na Cidade Industrial trabalhei com jogo de bicho, depois como comerciante de bar durante um tempo. Hoje trabalho como revendedora da Avon.

Na época em que vim para Cidade Industrial fazia compras no Centro de Belo Horizonte, num supermercado próximo à rodoviária. Posteriormente fazíamos no Barreiro e na Av. Amazonas, na Cidade Industrial. O atendimento médico era feito no INPS da Rua Quatro, na Cidade Industrial."





3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page