top of page

Entrevistado(a): Walter Fideles Dias

1 - Bibliografia do entrevistado(a):

Data de nascimento: 11 de outubro de 1946.

Profissão: Pintor industrial.

Morador de Contagem há 50 anos

Morou nos bairros Eldorado, Bernardo Monteiro e Tropical.

2- Dados sobre a vida escolar:

Formou o ensino médio em uma escola pública em Contagem no ano de 1991.

Tem um curso de extensão universitária em Economia do Trabalho e Sindicalismo.

Atualmente é estudante de Direito na faculdade UNA/Contagem.


3- Dados sobre a vida profissional:

É secretário de comunicação do sindicato dos Metalúrgicos.

Trabalha como Pintor Industrial na empresa Funcional Móveis de Aço.


4 - Entrevista completa de Walter Fideles Dias:

"Meu nome é Walter Fideles Dias e tenho 50 anos, sou dirigente sindical do Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte /Contagem e região. Sou membro da diretoria executiva dessa entidade, exercendo o cargo de secretário de comunicação.

Nasci em 11/10/1970 no hospital Santa Rita, que naquela época era considerado como um hospital da cidade de Contagem. Sou pintor industrial há 28 anos. Sou morador de Contagem há 50 anos. Morei nos bairros de Contagem: Eldorado, Bernardo Monteiro e hoje moro no bairro Tropical. Todos localizados na cidade de Contagem.

Formei meu ensino médio em uma escola pública em Contagem no ano de 1991. Tenho um curso de extensão universitária em Economia do Trabalho e Sindicalismo, feito em um núcleo de pesquisa dentro da Universidade Unicamp, esse núcleo de pesquisa se chama CESIT. Hoje sou estudante de Direito na faculdade UNA/Contagem, estou fazendo o 5° período.

Sou metalúrgico e minha profissão é Pintor Industrial, cargo que exerço há 28 anos, trabalho em uma empresa chamada FUNCIONAL MÓVEIS DE AÇO, localizada no bairro Bela Vista em Contagem.

Contagem era uma cidade tranquila de se viver, de modo geral e naquela época e me refiro a minha infância e adolescência (anos 1970 a 1990), pude ver o crescimento da Cidade Industrial através da implantação das indústrias metalúrgicas que aqui chegavam naquele período. Gostava de jogar bola e ir à feira aos domingos com meus pais, após a missa, porque isso era uma atividade social que me distraía. Não gostava da poluição de pó de cimento que era emitido pela empresa ITAÚ, "o famoso pó da ITAÚ".

Como já disse acima, sou secretário de comunicação do sindicato dos Metalúrgicos e vejo grandes desafios colocados para os trabalhadores da cidade, entre eles, destaco o desemprego em alta, a defasagem salarial se comparado os salários das décadas de 1980 até os anos 2000 e a precarização do trabalho através da lei de terceirização.

De modo geral, a pandemia, só veio trazer à tona um grave problema social que não só nossa cidade enfrenta há décadas, a desigualdade econômica, a carência no serviço público de saúde e o desemprego em massa, o que a meu ver são matrizes para o aumento da violência urbana.

Viver na pandemia tem sido Isolamento social e depressão.

Meu recado para os jovens alunos do CEFET que certamente irão compor a nova geração de trabalhadores da cidade, seria para que eles sempre fortaleçam seus sindicatos, entendendo que essa entidade foi, é e sempre será a única ferramenta de luta em favor da defesa dos direitos trabalhistas e da dignidade dos trabalhadores e trabalhadoras."



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page